Que o Sou + Web é um dos eventos sobre internet e afins mais legal da atualidade, isso já está virando redundância. Na verdade, o que o S+W tem de diferencial é justamente o seu formato, em que todos, palestrantes e plateia, participam ativamente. Isso dá ao evento uma característica de debate aberto, sem censura e muito informativo pra quem vai.
A nona edição do evento aconteceu mais uma vez no auditório do curso de inglês IBEU, em Copacabana, no primeiro dia do mês. O tema foi SEM e SEO, as duas maiores febres da web no momento, que tem levantado cifras pra lá de interessantes, mostrando que o investimento em marketing digital só tem crescido e promete aumentar ainda mais. O moderador do S+W9 foi Lula Ribeiro da Módulo. Os debatedores foram Paulo Teixeira, Gustavo Loureiro e Robert Rodrigues.
"A web é cíclica " - Paulo Teixeira
Paulo Rodrigo Teixeira começou falando sobre o novo panorama do mercado, em que a publicidade tradicional vem perdendo espaço para a internet, com números consistentes. Segundo Teixeira, em 2007 foram investidos US$12,2 bi, só nos Estados Unidos. Em 2011, esse número deverá dobrar. A receita do Google com publicidade em 2008 foi de US$ 5,7 bi.
Paulo nos contou que o que as empresas querem é visibilidade. Porém, a grande maioria das organizações não entende o que isso significa. Muitas preferem se perder em promessas milagrosas, para só depois contratar profissionais gabaritados, que fazem o trabalho como deve ser feito. Como conselho, além de fomentar cada vez mais os debates, sobre o tema, Teixeira propõe a criatividade como força-motriz, principalmente para ações de SEO (Search Engine Optimization - a otimização da busca orgânica nas ferramentas de internet, como Google, Yahoo, e Bing (Microsoft).
"As pessoas usam pouco ou não usam os relatórios do Adwords"
"A sua marca não precisa estar na sua relação de palavras-chave em links patrocinados" - Gustavo Loureiro
Gustavo Loureiro falou sobre o perigos dos "sobrinhos" que trabalham em SEO. Ele contou sua experiência em uma loja de departamentos e sobre como ficou frustrado por causa da falta de conhecimento do cliente em relação ao trabalho de marketing de busca. Loureiro também tocou no ponto dos SEO's blackhat, aqueles utilizam técnicas ilícitas para atingir os primeiros lugares. Totalmente desaconselháveis.
Para Gustavo, antes de se trabalhar em otimização é necessário arrumar o site que se deseja promover, coisa que muitas empresas evitam fazer para não ter "trabalho". Segundo ele, as métricas ajudam muito em ações nos links patrocinados. Ele destacou que os usuários fazem mal uso dos relatórios de métricas do Adwords. "Não é só startar uma campanha no Adwords. É preciso analisar semana a semana. Analise as impressões. Especifique mais as palavras de acordo com os relatórios", afirma Loureiro.
O lado humano do SEO - Robert Rodrigues
Para Robert Rodrigues, analista da agência Frog, mais importante que os h1s, robots, sitemaps e metatags da vida, é importante entender como o consumidor pensa, antes de se elaborar uma campanha de SEO. Muitas vezes, as palavras-chave certas na otimização de sites estão nas perguntas dos consumidores. Para ilustrar esse pensamento, Robert trouxe um case de dois livros da Ediouro, editora atendida pela Frog. Ele destacou os livros: Como escrever um livro, que é muito bem sucedido na busca orgânica, e Você já pensou em escrever um livro?, que não aparece bem nos buscadores. Segundo Robert, "Como escrever um livro" é uma pergunta feita muitas vezes pelo consumidor. Isso promove uma otimização espontânea, ajudada pelo próprio consumidor que deseja a resposta a essa pergunta.
Segundo Robert, nenhuma ferramenta de busca deve ser desprezada. Ele citou o exemplo do blog do Fred Pacheco, diretor comercial do BooBox. No Bing, o blog de Pacheco é o primeiro quando se busca por marketing online. Entretanto, no Google, o mesmo blog tem a posição 286º. Isso revela que há critérios claramente diferentes nos buscadores. Além do Bing, Robert acredita que o Google não é tudo. Devemos valorizar outros canais de busca, tais como YouTube, Flickr, Twitter etc.
"O mundo vai mudar e o SEO também"
"O Brasil chegou antes às mídias sociais" - Sara Holoubek
Sara Holoubek é presidente da SEMPO, organização que promove o SEO e SEM globalmente. Ela falou do início do SEO/SEM nos Estados Unidos e da ausência de informações dos clientes; a falta de transparência do mercado, semelhante ao que ainda enfrentamos no Brasil, atualmente. Para Sara é importante compartilhar informações, ajudar o crescimento do mercado e, fundamentalmente, ser mais transparente com o cliente. "Um cliente que sabe mais é um cliente que gasta mais", afirma.
Vale a pena ainda destacar a excelente questão levantada por Vanessa Nunes, especialista em Mkt Digital, que abordou o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Algo a se pensar, com certeza. Gerou polêmica.
Quem mais falou sobre o Sou + Web 9
Jornalistas da Web
9º #soumaisweb - SEM SEO NÃO DAH!
Blog do Enrico Fonseca
Participantes relevantes na plateia
Marisa Lemos, entre outros
Crédito da foto - Bruno Fontes: Lula Ribeiro (no fundo), Gustavo Loureiro (à esquerda), Robert Rodrigues, Sara Holoubek, Nino Carvalho (organizador) e Paulo Teixeira.
9º #soumaisweb - SEM SEO NÃO DAH!
Blog do Enrico Fonseca
Participantes relevantes na plateia
Marisa Lemos, entre outros
Crédito da foto - Bruno Fontes: Lula Ribeiro (no fundo), Gustavo Loureiro (à esquerda), Robert Rodrigues, Sara Holoubek, Nino Carvalho (organizador) e Paulo Teixeira.
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O próximo S+W, o décimo, deve tratar de direitos autorais e Creative Commons. Vamos aguardar!
Olá Fábio, ficou muito bacana seu post!
ResponderExcluirhttp://www.enricofonseca.com.br/2009/08/evento-soumaisweb-sobre-seo-sem/
Ah! Já coloquei seu link lá!
ResponderExcluirLegal esse post, Fábio! Não pude comparecer ao evento. Mas com essa sua matéria, vi que foi muito interessante!!
ResponderExcluirEssa gringa gosto muito da experiencia...obrigada :)
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