segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O jornalismo não é mais feito somente por jornalistas / Journalism is no longer a job for journalists only

Na recente tragédia causada pelas chuvas em Santa Catarina, a movimentação ocorrida na internet, principalmente através do Twitter, que mostrou internautas catarinenses atualizando notícias sobre as condições das regiões atingidas naquele estado, confirmou uma tendência ao fortalecimento do papel da cidadania por meio do uso de redes sociais. No blog da clicRBS um post curto, porém muito bem colocado por Leonardo Corrêa, levanta a questão sobre o hiperlocalismo - o papel do jornalismo-cidadão -, proposta pelo site journalism.co.uk.

Acredito que cada vez mais os internautas terão uma maior participação na produção de conteúdo informativo espalhado pela grande rede. Os blogs são exemplos cada vez mais exemplos vivos disso. Artistas, jornalistas (eu), pseudo-celebridades, todos hoje têm seus blogs e literalmente por várias vezes "furam" jornais e revistas. Cabe aos próprios internautas o discernimento para acreditar nessa ou naquela fonte. Imaginem o que o Twitter, os blogs e flickrs da vida teriam mostrado e noticiado no trágico 11 de setembro de 2001? Ainda hoje, me lembro de um fato aqui no Rio em que um taxista reportou um tiroteio ao vivo, em plena Linha Vermelha, ao programa de rádio Ronca Ronca. Ele entrou ao vivo e a audiência foi considerável, pois gerou uma resposta de outros ouvintes naquele exato momento.

Acho que os meios de comunicação mais tradicionais, como rádio e TV, também deveriam se dedicar a uma programação mais local. É claro que isso esbarra em uma estratégia comercial que visa a lucros maiores, mas - com todo o respeito a qualquer estado brasileiro -, eu não tenho o menor interesse em um buraco que causa problemas em uma rua no interior. Assim como quem mora no interior não se interessa muito pelas mazelas da cidade.

O hiperlocalismo já é uma realidade. Resta saber o que será realmente relevante e o que será "barriga". O que não se pode é desvalorizar o trabalho dos jornalistas, pois eles são mais preparados para tratar a notícia de uma maneira profissional. Os jornalistas também deverão conviver com os conteudistas de plantão, pois deles pode vir o próximo furo ou a próxima idéia em comunicação. A palavra de maior destaque neste paradigma da comunicação atual é a coexistência.

In the recent tragedy caused by the heavy rains in Santa Catarina, the buzz on the Internet, mainly through Twitter, which showed the local peolple updating news about the conditions of the affected areas in that state, confirmed a trend to strengthen the role of citizenship through the use of social media networks. In the blog clicRBS a short post, but very well placed by Leonardo Corrêa, raises the question about the role of the citizen-journalism - proposed by the website journalism.co.uk.

I, myself, do believe Internet users will have greater participation in the production of content information spread on the web. Blogs are increasingly living proof of that. Artists, journalists (myself included), wannabe-celebrities, all now have their blogs and many times they do get the scoop on the news. It is up to the users to believe what they read and the sources that promote such content. Imagine what Twitter, blogs, flickrs, and such would have shown and reported on the tragic events of September 11, 2001? Even today, I remember a fact which happened here in Rio de Janeiro when a taxi driver reported a shooting live to a radio program called "Ronca Ronca". He came on live and the ratings hit a considerable level that day, as it generated a response from other listeners in that very moment.

I think the more traditional means of communication such as radio and TV, should also be devoted to a more local programming. Of course, such idea would find resistance due to the commercial strategy of the big networks which aims at higher profits, but - with all due respect to any Brazilian state - I do not have the slightest interest in a hole that causes problems on a street in the countryside. Like those who live in the country do not care much for the troubles of the big, city either.

Hyperlocalism is already a reality. The question is what is really important and what is not. What can not be devalued is the work of journalists, because they are more prepared to handle the news in a professional way. Journalists also must learn how to live with the content produced by bloggers, because these may be the next big thing in communication. Summing up, I guess the word in the communication business scene of today is coexistence.



BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

domingo, 21 de dezembro de 2008

Homens que poderiam ser lésbicas / Men who could've been lesbians


Quando pensei que já tivesse visto tudo em termos de blog, achei a pérola "Men Who Look Like Old Lesbians". Isso mesmo, uma compilação de fotos de caras que têm, digamos assim, um quê feminino e - segundo o blog -, se parecem com lésbicas em idade avançada.
Entre os eleitos "lésbicos da terceira idade", estão o músico Tom Petty, Prince (por que será, heim?!!), o filósofo John Locke (dá uma olhada na figura dele e vê se o site não tem razão?), Bob Dylan!!!!!, o piloto Kimi Räikkönen (te cuida, Massa), Paul McCartney, o ator Martin Short, e muitos outros.

Inútil. Eu sei. E um pouco preconceituoso, também. Mas, a idéia me garantiu boas risadas.

Quem você acha que está faltando no blog? Milton Nascimento, em sua fase Tracy Chapman, pra mim, tinha que estar lá. Não acha?

Não é a Tracy Chapman - Foto: Estadão.


When I thought I had seen everything when it comes to blogging, I came across this "jewel of the Nile" called "Men Who Look Like Old Lesbians". That's it. It's a compilation of photos of dudes who have, how can I put this, something feminine in their look and - according to the blog -, they are dudes who look like lesbians in their 40's, 50's or more.

Among the selected "third-age lesbians" are musician Tom Petty, pop star Prince (why that????), philosopher John Locke (take a good look at his face and tell if the blog isn't right about him), singer Bob Dylan, F1 driver Kimi Räikkönen (watch out, Massa), former Fab4 Paul McCartney, actor Martin Short, and many others.

Useless. I know. And a bit prejudiced, as well. But, still it was worth some very good laughing.

Who do you think the blog is missing? In my opinion, Brazilian singer Milton Nascimento, in his Tracy Chapman phase, must be there. Don't you think?




BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sapatada em Bush ganha a web - Shoe attack on Bush gets on the web

A agressão feita por um jornalista iraquiano ao (já vai tarde) presidente dos Estados Unidos George W. Bush já ganhou versões alternativas na internet, como essa mostrada no blog Anarquia Nerd. A animação mostra Bush como Neo, de Matrix, desviando de sapatos voadores. Sensacional.

The attack by an Iraqi journalist to the soon-to-leave-the-White-House U.S. President George W. Bush has already been parodied on the Internet, as shown in the blog Anarchy Nerd. The animation shows Bush as Neo, from the Matrix, dodging the flying shoes. Just awesome!



BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

COB leva Prêmio Colunistas - Brazilian Olympic Committee receives award

Pelo 27º. ano, os melhores da publicidade brasileira receberam o Prêmio Colunistas, um dos mais importantes do mercado nacional.

Na área de Mídia Digital - Categoria Cultura e Educação, a medalha de ouro ficou com os meus inesquecíveis companheiros de Jogos Pan-americanos, Flávio Gimenes e Alexandra Rohr. A Série "O Time Brasil em Pequim 2008", da CANVAS para Comitê Olímpico Brasileiro foi a vencedora.

Parabéns, Ale e Flávio, além de toda a galera que participou: Direção de Criação: Marcelo Albagli. Redação: Pedro Arruda, Flávio Gimenes e Textual Comunicação. Direção de Arte: Alexandre Duarte. Produção Gráfica: Canvas Webhouse. Fotografia/Ilustração: Vários. Webdesign: Hélio Pereira Jr., Alexandre Duarte e Thales Magno. Atendimento: Natália Maia Coutinho, Carlos André Oliveira e Fernando Manoel.

For the 27th year, the best professionals in the Brazilian advertising business were awarded the "Prêmio Colunistas" , one of the most important of the domestic market.

In the area of Digital Media - Culture and Education category, the gold medal was given to my unforgettable Pan American Games buddies, Flávio Gimenes and Alexandra Rohr . The series "O Time Brasil em Pequim 2008 - The Brazilian Team in Beijing 2008, from CANVAS, for the Brazilian Olympic Committee was the winner.

Congrats to Flávio and Ale, and all the guys who participated: Creation Direction: Marcelo Albagli. Editorial: Pedro Arruda, Flávio Gimenes and Textual Communicacao. Art Director: Alexandre Duarte. Graphic Production: Canvas Webhouse. Photo / Illustration: Various. Webdesign: Helio Pereira Jr., Alexandre Duarte and Thales Magno. Customer service: Natália Maia Coutinho, Carlos Andre Oliveira and Fernando Manoel.



BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Nokia Connect Fail

Após quase um mês de votações pela web e por sms, a Nokia divulgou o resultado do concurso que elegeu um super presente para a cidade de São Paulo. No site, o Connect Book, apoiado por este blog, ganhou com 53,2%. Ganhou, mas não levou. Essa página não está mais no site, claro. Veja.
Ah, quem levou foi o Connect USP. Weird

After nearly a month of voting by SMS and the web, Nokia announced the result that elected a super gift for the city of Sao Paulo. On the website, Connect Book, supported by this blog, won with 53.2% of the votes, but did not take it. This page is no longer on the site, of course. For the record, Connect USP was elected the winner. REALLY Weird!





BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

É a hora da virada


Eu poderia começar este post dizendo que grandes clubes já passaram pela segundona e retornaram. E vou dizer, mesmo. Clubes, como Botafogo, Corinthians, Coritiba, Grêmio, Juventus (da Itália), já experimentaram o descenso e voltaram à tona. A segunda divisão assusta no primeiro momento. Afinal, ninguém quer estar lá. Ainda mais um clube de tradição centenária, como o Vasco da Gama. Mas, a verdade é que estamos na segundona e temos que nos preparar para jogá-la, pois nada para o Vasco é fácil. A cada jogo, o time vai se sentir na obrigação de conseguir a vitória. Ah, Vitória! Logo o Vitória selou o rebaixamento do time da colina. O Vitória, clube de Arnaud Rodrigues, por tantos anos parceiro do genial Chico Anysio, ilustre vascaíno, que deve estar com o coração ferido, como o deste blogueiro que vos traz este tão indesejado post.

Não sou profeta, mas comentava com amigos e parentes que o Vasco ia brigar pra não cair, já na décima rodada deste Brasileirão. Foi um time irregular, que vivia de lampejos de talento de seus jogadores não tão talentos assim. Um ídolo, torcedor do clube, que duelou com sua condição física e a sombra de seu maior algoz, eternizado em uma estátua, dentro da sua própria casa. Um treinador que se acha o novo Luxa, Muricy, José Mourinho, mas não chega nem perto de um Klinsmann. A essência do mal, em forma de um "Euvírus" - como diria Jorge Kajuru -, ainda pairava em São Januário e foi mais forte que os ventos da mudança. A faxina será longa.

Agora, que Inês é morta e enterrada, é hora de recomeçar. A torcida cruzmaltina sempre se orgulhou de cantar que o Vasco é o time da virada. Pois bem, amigos, está na hora de mostrar que o Vasco é mais que isso. Está na hora de organizar o clube, dar condições de trabalho a todos, moralizar as finanças, contratar bem, enfim, desenterrar o sapo que há anos está fincado em São Januário e culminou por levar o time à tão temida segunda divisão. É importante aprender que nem sempre dá pra virar o jogo. Está na hora de marcar o primeiro gol antes. E que esse "antes" seja o nosso objetivo em 2009. Dinamitemos o velho. Planejemos e saudemos o ano novo! Casaca, casaca, casaca... Feliz Vasco novo a todos.

This post was written after my soccer team was sent to the second division of the Brazilian Soccer Championship. After 110 long years of glory, state and 4 national titles, disgrace fell upon glorious Vasco da Gama. To tell you all the truth I kind of felt that would happen by the tenth round of the tournament, and there were 38 rounds! Anyway, we gotta stand and fight for the return, and that will happen in 2009. Go Vasco!



BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Pó parar com pó

Depois de "Na casa do Senhor, não existe Satanás... Xô, Satanás! Xô, Satanás!", o axé religioso está de volta e ganhou home da Globo.com - Vídeos. Meu amigo, Célio Silva - não é o ex-zagueiro de Vasco e Corinthians..rsrs... -, editou a peça de rara criatividade e me mandou o link.

Vejam o vídeo e conheçam o hit do verão 2009. Sem dúvida, um autêntico music FAIL!


After the first mix of religion and carnival "axé music" and new attempt has been made and the video was posted by Globo.com - Videos. My friend, Celio Silva edited the piece of rare creativity and sent me the link. Watch the video and check the hit of summer 2009. Without a doubt, an authentic music FAIL!






BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Chegou meio tarde, mas....

Nunca é tarde demais para se falar do Twitter. Para muitos, ele ainda é super novidade. Então, O GLOBO - no caderno Digital (antigo Info e etc)-, fez uma matéria sobre o sistema de microblogging criado por Evan Williams.



Wrote this when one of the most popular papers in Brazil decided to write a belated piece on Twitter. The link above leads to the article (in Portuguese)

BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!