segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O futuro da mídia. Mas, que mídia?

O Manhattan Connection deste domingo (11) teve a participação do jornalista Felipe Machado, editor de multimídia do jornal “O Estado de S. Paulo”, romancista e guitarrista da banda Viper. Ufa! "Dormir pra quê", brincou o entrevistado durante o programa. Felipe está em NY para debater o futuro da mídia no “The New York Times”.

A pergunta principal da entrevista com Machado foi feita pelo âncora do programa, Lucas Mendes: "vamos ou não pagar pelo conteúdo na internet?" Felipe, como já era esperado, não teve resposta para esta questão, porque alías, ninguém tem essa resposta até agora. O próprio NY Times muda essa decisão toda hora.

Ricardo Amorim, do Manhattan, disse que o que vai diferenciar os tipos de conteúdo é a qualidade apresentada e que esse seria o diferencial para se cobrar um valor pelo conteúdo. Eu já discordo disso e penso que, hoje em dia, existe muito material jornalístico de qualidade que não é cobrado para ser acessado na grande rede.

O que acho que faltou ser discutido no programa foi a questão dos blogs. Eles são ferramentas que podem pesar na balança do conteúdo livre. Se eu acesso um blog com bom conteúdo e sei da qualidade de quem o escreve, para que vou pagar uma assinatura do Times, por exemplo, para ter o mesmo conteúdo. Análise? Relevância? Estes conceitos hoje já não são regidos pelos mesmos atores de antigamente. Os donos da bola já a perderam faz tempo.

O fato é que hoje a internet possibilita uma competição saudável com a grande mídia e que ninguém sabe o que vai acontecer no futuro. A discussão no programa foi rasa, mas ainda vale a pena assistir ao Manhattan.

Posted via email from Fabio Carvalho no Posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário