quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Onde você é feliz? / Where are you happy?

Adoro aquele poema de Manuel Bandeira, "Vou-me embora pra Pasárgada". Porém, recentemente, após ouvir um comentário de uma pessoa que me disse ser feliz em um só lugar, tenho me questionado: será que só conseguimos ser felizes em um determinado local apenas?


Penso que o lugar não pode fazer as pessoas. As pessoas é que têm que fazer o lugar! Claro que, quando se está em uma ilha paradisíaca, ou numa outra bela paisagem é mais fácil se sentir feliz, pois o contato com o belo nos remete a coisas boas e isso cria a sensação de felicidade. Mas, não seríamos nós muito fracos ao acreditar que a felicidade é de certa forma "localizada"? Não estaria aquele que confessa estar bem somente nesse ou naquele lugar desprezando as chances de viver outros bons momentos em diferentes paragens?


Assim como Bandeira tinha a sua Pasárgada, a cantora Maysa gostava de viajar para Maricá, Michael Jackson tem seu Neverland, e outras muitas pessoas têm o seu próprio recanto, podemos acreditar que, para muitos, estar bem é estar onde se quer.


Eu ainda fico com a ideia de que estar bem é estar com quem eu amo, com quem eu quero, com quem me faz acreditar que qualquer lugar me fará feliz. Acreditem, eu já tive essa pessoa e com ela um bom papo e aconchego em casa valia por um passeio num lindo campo.


Tudo bem! Não sou hipócrita. Não quero amar alguém em Gaza ou numa cidadezinha do sertão. Sou muito urbano pra isso, aliás. Mas, sempre me lembro do que disse John Lennon: "eu estive em muitos lugares, mas só me encontrei em mim mesmo".


Acho que quando nos encontramos, todo lugar é lugar pra se feliz.



I love that poem by Manuel Bandeira, "Vou-me embora pra Pasárgada" (I am leaving for Pasargada). But recently, after hearing a comment from a person who told me he could only be happy in one place, I asked myself: are we only happy in one particular place?


I believe the place does not make people. It's like the clothes that do not make the man. Of course, whether it's a paradise island, or any other beautiful landscape, it is easier to feel happy, because being in touch with what's beautiful leads us to a feeling of happiness. But wouldn't that be kind of weak for believing that happiness is somehow "found"? It might as well sound like we're admitting to ourselves we cannot be happy anywhere else.


Just like Bandeira had his Pasárgada, singer Maysa Monjardim liked to travel to Maricá (a resort in the countryside of Rio), Michael Jackson has his Neverland, and many other people have their own corners, we believe that for most of us, well-being has to do with where we are.


As for me, I still get the idea that feeling good is being with the one I love. The one who makes me believe I can be happy anywhere. Trust me, I've had this with someone who a good chat and cuddle at home was worth a stroll in a beautiful field.


Fine! I am not a hypocrite. I do not want to love someone in a village in Gaza or in the backwoods. I'm a very urban dude, indeed. But I always remember what John Lennon said: "I've been everywhere, but I have only found myself in me".


I do believe that if we find ourselves in us, every place will be the place to be.



BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário