sábado, 19 de setembro de 2009

Solidariedade e troca de ideias - Assim caminham as "crianças da revolução"

No último fim de semana (11 e 12), aconteceram dois eventos muito legais que envolvem a galera de internet - o Twestival Rio e o Sou + Web, respectivamente. Resolvi compilá-los em um post só. Por que? Primeiro, porque muitos dos participantes estavam em ambos e, segundo, porque, depois de uma semana, estou me sentindo um #failblogger pelo atraso nesse post.

O Twestival Rio aconteceu no Estação República, no Catete e levantou mais de R$ 4 mil para a Sociedade Viva Cazuza. Ideia bacana que apoiei. Palmas para a Singular Digital que ofereceu livros que traziam uma cinta exclusiva para comemorar o evento.

Sobre o evento em si, este que vos bloga ficou muito feliz ao rever os velhos/novos amigos de sempre e orgulhoso de quem organizou o evento: @claudiaruiva, @pathaddad, @roneyb, @claudiamello, e @pedrocardoso, entre outros. Adorei o livro que ganhei e agradeço pela oportunidade em participar. Só acho que o lugar poderia entender melhor a proposta e destacar uma arrecadação extra com 5 ou 10% para a instituição ajudada pelo Twestival. Quem sabe um dia eles aprendem.

Acordei exausto no dia seguinte, mas era dia de Sou+Web, em sua décima edição, novamente realizado no auditório do curso IBEU, em Copacabana. A magia da camisa 10 no futebol se refletiu no evento. Esse foi o melhor de todos até agora, na minha opinião. O tema foi "A privacidade na era da intimidade coletiva". Participaram do debate Fernanda Bruno (Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Instituto de Psicologia, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dirige o CiberIDEA – Núcleo de pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade), Claudio Hannig (Diretor de Contas da Rapp Brasil e responsável pelo escritório carioca da agência), e Marcelo Thompson (Professor Pesquisador Assistente de Direito e Tecnologia da Informação na Universidade de Hong Kong. Doutorando em Filosofia no Oxford Internet Institute, Universidade de Oxford. Mestre em Direito e Tecnologia pela Universidade de Ottawa, no Canadá). A moderação ficou por conta de Andrea Thompson (Jornalista pela PUC, analista de Novas Mídias do Multishow e pós-graduada em gestão estratégica de marketing digital).

"Nossa vida é um bluetooth aberto. Um opt-in constante" (Andrea Thompson)


O debate foi intenso, com trocas de ideias constantes e muita contribuição por parte da plateia, marca registrada do Sou+Web. Fernanda Bruno, primeira a falar, tocou em um ponto interessante sobre o uso que se faz dos dados que disponibilizamos na web. Sua preocupação é o que é feito com esses dados. A quem eles são entregues e como eles são organizados e usados. Segundo ela, os sites devem ser mais explícitos sobre como esses dados são usados. "A Amazon hoje vende seus dados a terceiros", disse Bruno. O que será que ela faz com essa informação, hein Jeff Bezos?


O segundo a falar foi Claudio Hannig. Do ponto de vista do marketing digital, sua palestra não acrescentou muito, mas destaco sua humildade e respeito pelo público. Hannig se disse positivamente surpreso com o nível do debate. Venha mais ao Sou+Web!

The Bagunça's Law e o Bus Uncle

Marcelo Thompson foi o responsável pela melhor palestra. Sem dúvida seu jeito simples de conversar com o plateia e sua expertise em direito e TI contribuíram imensamente ao debate. Para Thompson, vivemos uma época de bagunça geral na web e precisamos organizar essa zona. Porém, a tarefa não é fácil. Destaco aqui sua habilidade para lidar com as questões da privacidade na rede. Marcelo mostrou o vídeo do Bus Uncle - tio do ônibus - e promoveu uma interessante discussão sobre o que o vídeo sugere na esfera pessoal e pública. Perguntei a ele sobre o fato de os países ainda não estarem preparados para dirimir as questões judiciais relativas à internet. Marcelo concorda e diz que os tribunais superiores dos continentes, como a Corte Europeia estariam, hoje, mais bem preparados e capazes de decidir quem deve ser condenado por invasão de privacidade ou não. Certamente, esse tema deve ser rediscutido em outra oportunidade, pois muitas questões merecem ser aprofundadas.

O Sou+Web chegou à décima edição e eu só lamento não ter participado de todas. Parabéns a @ninocarvalho e a todos que já fizeram parte do melhor papo sobre internet do Brasil.

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário