terça-feira, 16 de março de 2010

Sou + Web #13 - E-branding - Porque marcas não são mais substantivos, são verbos

Originalmente postado no blog da Textual


Há uma música do Phil Collins que diz "sempre temos que ouvir os dois lados da história" (Both sides - WEA, do álbum de mesmo nome). Eu concordo e assino embaixo, pois no último sábado (13), eu que sempre participei da plateia, tive a feliz oportunidade de ser o moderador do Sou + Web, evento que discute os caminhos das mídias digitais no Brasil. 

Essa foi a 13ª edição, realizada no auditório do Curso IBEU, em Copacabana, contou com as participações de Gabriel Rossi (@gabrielrossi, @digitalbranding), sócio fundador da consultoria em branding digital que leva o seu nome e profissional focado na construção e gerenciamento de marcas na websocial, considerado referência no Brasil sobre o assunto; Andrei Scheiner (@inobvio); publicitário pela ESPM, MBA em Marketing Digital e Serviços (ESPM), Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio com pesquisa focada em branding, tatuagens e consumo, consultor da Terra Forum (@terraforum)l; e Daniela Meirelles (@dmeirelles), 15 anos de larga experiência internacional em várias áreas de marketing e comunicação (publicidade, B2B, varejo, pesquisa de marketing, CRM e branding). CEO da DBrand, com atuação no Rio, São Paulo, Nova Iorque e Londres, além de palestrante em eventos nacionais e internacionais. 

Daniela Meirelles fez sua apresentação com base em uma análise criteriosa de métricas que tem acompanhado ao longo de sua carreira. Dani citou uma linha estratégica, que aconselha aos seus clientes: 

COMPARTILHAR, citando as ferramentas de mídias sociais;
OUVIR, para entender melhor o consumidor;
INTERAGIR, destacando o exemplo de uma rede de comida japonesa, que impactou clientes via Twitter. 

Meirelles destacou o Yelp como uma boa ferramenta de alcance e no final de sua apresentação, mostrou sua análise de branding e presença online do banco Bradesco.

Andrei Scheiner falou sobre o poder e influência das marcas nas pessoas. Baseado em seu trabalho de mestrado, que destaca pessoas que tatuaram marcas em seus corpos, Scheiner estudou o quanto as marcas podem promover uma leitura sobre o consumo e de que forma elas podem se relacionar com seus consumidores. Para Andrei, não é absurdo entender o conceito das marcas-religião, ou das lovemarks. Basta que se perceba que quando um indivíduo tatua uma marca, ele está declarando seu amor por ela. E esse sentimento diz muito sobre a relação entre consumidor e marca.

O professor Scheiner também comentou a questão da pós-venda, uma das mais importantes fases do processo de compra de um produto. Pare ele, esse ainda é um serviço muito deficiente no nosso país. "Isso é um terror no Brasil. Parece que estão no fazendo um favor", disse.

O último e mais esperado palestrante foi Gabriel Rossi. Afinal, foi sua primeira participação em um evento sobre a web, no Rio de Janeiro. Rossi esbanjou simpatia e estava realmente feliz em estar no Rio, falando de e-branding ou branding digital.
Para Rossi, as empresas não devem construir uma estratégia baseada em ferramentas. O que elas devem ter é uma estratégia sólida. Gabriel foi o autor de uma das frases mais marcantes do evento: "hoje em dia, as marcas não são mais substantivos; marcas são verbos". Considerado pela plateia um dos melhores palestrantres de todos os Sou+Web, Gabriel Rossi destacou que as métricas, a análise, o entendimento do consumidor são as formas mais adequadas de observar oportunidades para que uma marca estabeleça um bom relacionamento com seu consumidor. "Marcas são atalhos", afirmou.

Voltando à música do Phil Collins, como moderador desse Sou+Web, o mais importante pra mim foi entender o quão importante é a participação da galera: o outro lado da história seja presencialmente ou via Twitter. Parabéns a todo mundo que ficou ligado no mais democrático evento de internet no Brasil.

Depois de uma de suas melhores edições, o Sou+Web começará a viajar pelo Brasil. A próxima parada deve ser
em São Paulo. Amigos paulistanos, fiquem atentos!

Posts relacionados:

Cristiano Web


Meme de Carbono


Com limão, by Cynthia Bravo

BlogBlogs.Com.Br

Um comentário:

  1. Excelente Blog!!!! Já me inscrevi. Aproveito para fazer o convite para acessar e se inscrever no meu. meu Blog, o: http://www.filosofiahoje.com/ Sobre: Filosofia,Política e discussão em geral.
    Inscreva-se! Abraço!

    ResponderExcluir