sábado, 6 de março de 2010

Cresça e aconteça!

O que significa “fazer acontecer” pra você? Essa resposta pode ter mil e uma variações, mas para o Julio Ribeiro, autor de “Fazer Acontecer.com.br”, a resposta é “arregaçar as mangas”. Recentemente, terminei a leitura do livro e me senti na obrigação de fazer essa resenha em homenagem a ele. Afinal, tem muita gente fazendo acontecer no mercado e que pode replicar esse sentimento a mais e mais profissionais.

Antes de falar da obra em si, vale dizer que o Julio Ribeiro é dono da Talent, agência de publicidade ganhadora de prêmios importantes e que, segundo o próprio Julio, foi criada para atender a dez clientes, no máximo, e ter como premissa não aceitar contas de empresas de tabaco, bebidas alcoólicas e não trabalhar com campanhas políticas.

Entre vários capítulos bacanas, o que mais me atraiu foram as ideias simples e eficientes que Julio e seu time propuseram para resolver problemas que os clientes achavam irreversíveis. O capítulo que conta sobre uma importante cadeia de lojas de confecção masculina, que não conseguia atrair clientes é um exemplo. Nesse capítulo, Julio sugere ao dono da loja que, antes de investir em propaganda, invista em material humano. Os vendedores foram ouvidos e com melhores condições de trabalho e menos rotatitividade passaram a vender mais. Não foi preciso nenhum truque mirabolante pra entender isso. Fantástico.

Outra parte do livro que gostei muito fala de um personagem presente em muitas empresas até hoje: o “Branca de Neve”. Não. Eu não errei o gênero. O Branca de Neve a quem o Julio se refere é aquele gestor que tem que aprovar tudo, não delega nada e não permite que seus comandados cresçam e tomem decisões simples, sem ter que consultá-lo. Segundo o autor, o Branca de Neve não faz acontecer, porque não permite que os outros façam mais que ele. Uma visão fantástica da qual compartilho totalmente. Temos que acreditar no talento de quem contratamos, dar chances. Caso contrário, os anões permanecerão anões pra sempre em volta do “Branca”.

Sobre internet, o livro é burocrático. Esperava mais do assunto até por causa do nome. Cita apenas algumas campanhas que a Talent produziu, mesmo não sendo esse o foco da empresa. Julio não exagera e vende o peixe honestamente. Na verdade, essa é uma reedição do bem sucedido “Fazer Acontecer”. Reitero: esse não é um livro sobre internet. É uma obra pra ajudar profissionais de marketing e publicidade a entender melhor a difícil arte de trabalhar em equipe e entender o que os clientes querem.

Vale muito a pena a leitura. Como sempre digo, recomeiiindo. E, Julio, se você um dia ler isso aqui, me convida pra bater um papo.

Fechando o serviço.

Livro “Fazer Acontecer.com.br”
Autor: Julio Ribeiro
Editora: Saraiva

Leia esse e outros posts sobre marketing digital no Digital Já
BlogBlogs.Com.Br

4 comentários:

  1. Fabio, parabéns pelo blog e valeu pela dica do livro do Julio Ribeiro. Ele e a Talent realmente tem um trabalho invejável, fruto da qualidade exigida por esse crânio. Publicidade é um meio difícil, nojento e cercado de interesses. Mas todo mercado é, o problema é que a publicidade faz dessa realidade, seu orgulho diário. Vale a pena ler esse livro msm!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, também li e também gostei. De cara me pareceu que seria meio egocêntrico, mas foi uma boa experiência de leitura, o texto é inteligente, simples e direto. Também achei o capítulo sobre O Branca um dos mais bacanas, conheço o tipo de figura.

    Uma baita propaganda da Talent, que é uma das agências bacanas do mercado.

    ResponderExcluir
  3. Luiz, obrigado pelo comentário. Sim, no início, eu também achei meio chapa branca, mas como tinha ótimas referência ao trabalho do Julio Ribeiro, resolvi "comprar a briga" e gostei.

    Abração.

    ResponderExcluir