terça-feira, 16 de outubro de 2007

Do poder da palavra à paixão por um time de futebol

Assistindo ao programa Esporte Total, da Rede Bandeirantes, fui surpreendido por uma declaração do médico e jornalista, Osmar de Oliveira, por quem tenho grande admiração pela serenidade e bom senso nas opiniões.

Em determinado momento da atração, que tem sua primeira parte inteiramente dedicada ao futebol paulista, houve um debate entre o dirigente do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, e o Dr. Osmar, versando sobre o percentual de torcedores do Corinthians - time de Osmar- e do São Paulo.

Em tom de paixão total pelo seu time, Osmar se empolgou e duvidou do percentual apresentado por Cunha, baseado em um censo de torcidas que apontou um crescimento no número de torcedores do tricolor paulista. Sentindo-se contrariado pelos números, Osmar conclamou a torcida corinthiana a fazer mais filhos. "Corinthiano não nasce, é concebido. Se você tem cinco, faz logo mais um e vamos acabar com esse número do São Paulo, logo", disse o médico.

Claro que a declaração de Osmar de Oliveira foi feita em tom de brincadeira, mas não podemos jamais superestimar a capacidade de entendimento e o nível intelectual dos telespectadores. Tal opinião pode gerar um entendimento errôneo e realmente ajudar o crescimento vegetativo no Brasil, que já é bastante exagerado.

- Ah! O doutor Osmar falou. Eu sou corinthiano. Esses "bambi" não vão passar nossa torcida, não! Esse pode ser o pensamento de alguns que pegam a mensagem no meio e não entendem o tom da mesma.

Como disse no primeiro parágrafo deste post, senti-me surpreendido pela declaração de Osmar, pois ele é um médico e homem de televisão há muito tempo. Devemos ter muito cuidado com o que falamos em qualquer que seja o meio para veicular uma mensagem. Espero que outros torcedores ilustres não cometam o mesmo erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário