segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Diga não ao código do silêncio

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa que gosta de conversar, expor idéias e até mesmo ouvir longos desabafos. Deve ser meu lado psicólogo, aperfeiçoado pelos anos como professor. Por isso, venho aqui hoje inaugurar um manifesto contra o código do silêncio. Sim, ele está presente em nossas relações sociais, no nosso dia-a-dia, de forma sorrateira, preparado para eliminar toda e qualquer tentativa de comunicação entre os seres pensantes.

Analise essas situações e veja se você já percebeu a presença do terrível código.

1) Você entra no elevador do seu prédio ou local de trabalho e diz "bom dia". A pessoa que lá já está apenas sorri ou balança a cabeça. Pronto, ponto paro código do silêncio. Quem deseja bom dia quer ouvir um "bom dia!" em troca. E não custa nada, né?

2) Ao passar por alguém você cumprimenta com um "sonoro" aceno. Não! Diga "olá", "como vai, fulano?". Estabeleça contato. Não deixe o silêncio superar suas palavras.

3) Esta é a mais terrível manifestação do código do silêncio: a levantada no ônibus. A pessoa sentada à janela, ao ver seu ponto se aproximando, levanta-se. E a outra sentada do lado do corredor move as pernas com o intuito de dar passagem. Não faça isso! Espere uma comunicação mais inteligente. Não somos máquinas (ainda). Que tal dizer: "com licença". E como resposta: "claro!". Pronto. Assim os dois indivíduos terão vencido o terrível código do silêncio. E quem sabe não rola até uma cantada no meio, tirando você do marasmo sentimental que atormenta a qualquer um, heim?

Na verdade, este texto é só para você se lembrar que a palavra foi feita para ser usada. Use e abuse dos "dá licença", "obrigado" e principalmente, do "por favor". A tal palavrinha mágica que opera milagres. Lembre-se do profeta: "gentileza gera gentileza".

Diga não ao código do silêncio.

:-) blá , blá blaá , blá........

Um comentário:

  1. sou obrigada a discordar.neste mundo repleto de pessoas sem noção o silêncio é uma defesa. vai que o sem noção decide puxar um assunto, pronto, principio do fim da minha paz... e o bom dia do elevador que pode evoluir para um tudo bem, vc diria pessoas educadas,mas o sem noção é incapaz de responder tudo. ele responderia não, estou com um problema e me conta o problema. olha o perigo...cuidado com tudo em excesso faz mal, até simpatia.

    ResponderExcluir