segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Isso é punição?

Nos últimos anos, o concurso para garis da Comlurb - Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro -, se tornou uma concorrida disputa no já sofrido mercado de trabalho brasileiro. Os contratados, após enfrentar longas filas para inscrição, fizeram provas para conseguir suas vagas e, pelo que me lembro, ninguém conseguiu o emprego, cometendo crimes contra o patrimônio público, fazendo inexplicáveis badernas pelas ruas da cidade.

Mas, aos olhos de alguns juízes e psicólogos, ajudar na coleta de lixo, limpar pichações em muros e postes da cidade por um ano é uma boa opção de pena alternativa. Rechaço veementemente esta forma de pensar do Juizado Especial Criminal da Barra, que decretou esta sentença a Fernando Mattos Roiz Junior (19), e Luciano Filgueiras da Silva Monteiro (21), acusados de atacar prostitutas na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com fumaça de extintor de incêndio

Penso que deveriam haver penas um pouco mais severas para estes tipos de crime. Esta determinação do Juizado além de desvalorizar o trabalho dos garis, que conseguiram seu emprego de forma lícita, não torna os vândalos pessoas mais conscientes e respeitadoras.

Será que esses, entre outros baderneiros, rebeldes sem causa, de classe média, após um ano, lembrarão o quanto é importante preservar o patrimônio de qualquer cidade? Infelizmente, eu acho que não. E você?

Um comentário:

  1. tb acho q não,..é td garoto mimadinho,com grana no bolso.deveríam ficar presos pelo menos por uma semana!!!

    ResponderExcluir