segunda-feira, 29 de setembro de 2008

G00g13 S34r(|-| M4573r5

Google sempre foi sinônimo de pesquisa na internet. E é lógico que se uma empresa organizasse um evento sobre novas ferramentas de busca na web, ela seria o Google. Na última quarta-feira (24), estive a convite desse gigante da internet, participando do Google Search Masters 08 (tradução do título acima), em São Paulo.

O encontro foi aberto pelo diretor de Comunicação do Google no Brasil, Carlos Felix Ximenes. Ele deu as boas-vindas a todos denominando-se um "google ready", que adora resolver tudo com a ferramenta de busca e os vários gadgets criados pela empresa californiana. Para o diretor, "é uma pena ainda não existirem ferramentas semelhantes ao Google para aquela chave que sumiu, ou para aquele documento perdido em meio a muitos outros". 

Logo após Ximenes, Francisco Gioielli, diretor executivo do Google para América Latina, apresentou o Google Search Appliances (GSA). Uma ferramenta para buscas corporativas que já está em funcionamento em grandes empresas brasileiras. O GSA pode promover uma procura precisa e hierarquizada, ou seja, determinar o nível de acesso que um funcionário pode ter a um documento. Sim, o Google pensa na segurança das empresas.

O português Pedro Dias, do grupo U2U de webmasters, foi muito simpático com o público ávido por informação. Para a maioria dos participantes, Dias frustrou aqueles que queriam conhecer mais soluções para os problemas enfrentados pelos webmasters atualmente. Ele reafirmou a técnica do header 301 como a mais indicada aos que querem redirecionar uma página não mais existente para um novo endereço, herdando as propriedades da página antiga. Dias ainda indicou que a melhor para prática para quem quer trabalhar com Flash é apoiar o design em textos para que ajudar os robôs do Google a indexarem melhor um determinado site. Ao final de sua apresentação, Dias não poupou elogios aos webmasters brasileiros e prometeu uma participação mais ativa no grupo de discussão do Google para webmasters. Será?


  Pedro Dias, do Grupo U2U webmasters - Foto: Bruno Bernes

Ben D'Angelo, californiano, que atua na equipe de webspam do Google, falou sobre as webmaster tools - ferramentas para webmasters capazes de otimizar o funcionamento de qualquer website. D'Angelo destacou o valor das meta-tags como uma forma de otimizar o rastreamento de páginas. O americano também afirmou que não é necessário repetir as mesmas tags, prática comum hoje em dia.

O também americano Adam Lasnik brindou o público com uma das melhores apresentações do dia. E fez uma declaração bombástica: 70% das buscas vêm de fora dos Estados Unidos, reafirmando a preocupação do Google com os demais países. Lasnik ressaltou a importância de se nomear as páginas web - o que ajuda no posicionamento dos favoritos do usuário de um site , e as imagens utilizadas em websites.

O indiano Rajat Mukherjee, fã confesso e incondicional do futebol brasileiro, falou sobre o Google Custom Search, que personaliza as pesquisas em um site com as ferramentas do Google. Rajat demonstrou o quanto é importante que a busca interna de um site seja rápida e eficiente, o que muitas vezes sabemos os sites não têm capacidade para fazer.

Daniel Loreto abordou o futuro da pesquisa e os desafios a serem enfrentados para melhorá-la. Loreto mostrou uma nova técnica utilizada somente, por enquanto, na eleição americana, que busca em vídeos do YouTube uma palavra dita pelos candidatos Barack Obama e John McCain. Loreto deu um exemplo com a palavra Brasil e a ferramenta se mostrou bastante eficiente. No final, ele afirmou que o Google trabalha agora na indexação do áudio, mas disse que a empresa se preocupa com a questão dos direitos autorais e que isso pode atrasar mais um pouco a implementação dessa técnica.

Fechando o evento e o dia especialmente dedicado à busca na web, o venezuelano Fernando Delgado falou sobre o Knol, a Wikipedia do Google, e as melhorias nas ferramentas de tradução. Delgado destacou que "para cada pesquisa feita na América Latina, há apenas metade dos documentos disponíveis em relação ao resto do mundo".


No final do evento, a tietagem aos Googlers foi explícita
                                                                                                                                   Foto: Bruno Bernes

Apesar de não ter Wi-Fi liberado no hotel que sediou o evento, o Google Search Masters 08 valeu a viagem a São Paulo. Porém ficou devendo àqueles que como eu esperavam mais respostas dos Googlers presentes. Muitas dicas foram válidas, mas o que todos queriam era o pulo do gato, e isso ficou claro que o Google não mostra. De positivo ficou a gentileza do Google com todos os convidados e a atenção que eu e meu amigo Bruno Bernes recebemos em todos os momentos que solicitamos mais explicações.


Bruno Bernes - Foto: Fábio Carvalho


Fábio Carvalho - Foto: Bruno Bernes

Valeu, Google! Já estou na contagem regressiva para o GSM de 2009.

Dica: um bom post sobre o GSM 08: http://cirofeitosa.com.br/post/google-search-masters

BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Quer ganhar um milhão? Participe!


Promoção Investimentos Inteligentes



Assista ao making of desse vídeo aqui



BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

(D)eficientes


Após a mais brilhante participação da delegação brasileira em uma edição dos Jogos Paraolímpicos, totalizando 47 medalhas - sendo 16 de ouro, uma pergunta fica no ar: de onde vem tanto talento? E por que os resultados paraolímpicos em Pequim superaram de longe os resultados olímpicos?

Não é fácil achar uma resposta para estas perguntas e acredito que nem seja necessário, dado a tamanha complexidade que cada competição envolve. Uma coisa é fato: os atletas paraolímpicos souberam honrar o nome do país e mais uma vez demonstraram - a exemplo do que já tinham feito nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 -, que a palavra deficiência está cada vez mais longe do real significado que estes homens e mulheres merecem.

Talvez, a luta para se adaptar à difícil realidade de um país que não se preocupa com o termo acessibilidade e a indiferença de uma sociedade que finge não vê-los faça com que esses gigantes paraolímpicos se tornem bravos lutadores, vide Daniel "Phelps" Dias (foto), ganhador de nove medalhas, sendo quatro de ouro. Fico até pensando se não seria mais correto chamar o fenômeno da natação americana de Michael "Dias" Phelps. E o que dizer de Antônio Tenório? A lenda do judô, tetracampeão paraolímpico. Na China, ele venceu todas as lutas por ippon, o golpe perfeito.

O mais legal disso tudo é saber que após o show de nossos atletas em Pequim muitos deficientes físicos, que hoje não encontram alegria e esperança em suas vidas, certamente repensarão suas metas e dirão a si próprios "Eu posso. Eu consigo, também".

Parabéns guerreiros! De deficientes, vocês não têm nada.

Foto: Globo.com






BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A música fica mais triste


O Me emblogando lamenta a morte de Richard Wright, tecladista e fundador de uma das maiores bandas de todos os tempos, o Pink Floyd. Que Rick leve o "Great gig" definitivamente ao céu.

Foto retirada do site de David Gilmour.









BlogBlogs.Com.Br


Divulgue o seu blog!

Seu Jorge no Faustão


Não sou muito fã do Faustão e seu Domingão. Mesmo assim, continuo admirando o Fausto Silva e suas opiniões, quando dá uma entrevista fora da Globo. Lembro com saudade do Perdidos na Noite, onde Fausto era mais original e menos formatado, mas isso faz mais de 20 anos e eu não sou um velho pra ficar regulando as transformações de ninguém e viver de passado.

O fato é que a idéia para este post nasceu depois da ótima performance do Seu Jorge, no último Domingão (14). Além de mostrar o usual talento, Seu Jorge - provocado por um Faustão que adora que seus convidados falem de questões sociais - alguém lembra quantas vezes ele pediu ao Seal pra comentar sobre sua vida com a modelo BRANCA Heidi Klum??? - fez comentários pertinentes e bastante sóbrios sobre o momento atual do país.

O mais impressionante disso tudo foi Faustão ter deixado o convidado falar, coisa
quase impossível de acontecer no programa. E Seu Jorge falou mesmo. Foram comentários lúcidos e sem o revanchismo que muitos artistas negros insistem em levantar - talvez influenciados pelos negros americanos, que possuem uma outra razão para fazer os ataques que fazer; algo muito diferente do que ocorre no Brasil. Resumidamente, Seu Jorge deu uma aula de civismo e atualidade sem pieguice. E Faustão ainda calou a boca dos que o criticam por monopolizar as entrevistas.

Essa história de falar ou não deixar falar me lembra uma vez em que Lobão esteve no extinto Jô Soares Onze e Meia. O sempre eloqüente Lobão demorava uns cinco minutos respondendo a cada pergunta do Jô. Embevecido pelo articulação do convidado, Jô não fazia mais perguntas. Só pedia ao roqueiro: "fala mais!"

Foto: Seu Jorge e Fausto Silva - Fonte: Globo.com




BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ciência manda pessimistas pro buraco


Nesta quarta-feira (10), começou a funcionar na fronteira da França com a Suíça o “Large Haudron Collider”, o superacelerador de partículas - o maior já construído até hoje. Após 14 anos de trabalho de pesquisadores de 50 países, inclusive o Brasil, e US$8 bilhões gastos no experimento, dois feixes de prótons giraram na máquina. Quando estes feixes atingirem a velocidade da luz, eles devem colidir e reproduzir em uma escala menor o famoso Big Bang, a grande explosão que seria responsável pela criação do universo.  

Contrariando a expectativa dos mais pessimistas, o temido buraco negro, capaz de engolir o universo, não foi criado pelo LHC. Mas, e se você pudesse criar um buraco negro e fazer com ele levasse embora pessoas indesejadas, quem seriam elas? O que você gostaria que esse buraco levasse embora? Eu penso que o primeiro buraco negro poderia ser criado em Brasília, para levar toda a corja de políticos desonestos que habitam aquele estranho planeta: o "Corrúpter". E você?







BlogBlogs.Com.Br

Divulgue o seu blog!

domingo, 7 de setembro de 2008

Um adeus emocionante


A seleção brasileira de vôlei feminino conquistou hoje (7) o título do Final Four - competição que reuniu também Argentina, Cuba, República Dominicana (vice-campeã). Apesar da conquista, o choro da torcida era evidente. A levantadora Fofão se despediu da seleção e emocionou companheiras comissão técnica, em especial o técnico José Roberto Guimarães. “Conheci a Fofão ainda menina. Acompanhei sua carreira por todos os clubes que passou. Ela é como é pela família que tem, pelo berço que teve. Sempre foi uma pessoa com essa personalidade marcante. Calada, mas em pequenos gestos ela demonstra o que pensa e o que quer. Humilde na dose certa nos seus pensamentos. Seus pais, Eurides e Sebastião, na hora em que pensaram em fazer a Fofão estavam em um momento mágico”.

Fofão, nascida Hélia Rogério de Souza Pinto, de 38 anos, se despediu com o sentimento de dever cumprido. “Valeu. Agradeço a Deus por ter me dado a chance de defender o Brasil e chegar neste momento. Durante a final veio toda uma história na cabeça. Comecei a jogar sem pretensão alguma, e no meu segundo ano fui convocada para a seleção pelo mesmo técnico que não me chamou para a equipe juvenil. De repente, participei de cinco Olimpíadas. Hoje olho para trás e vejo que tudo valeu a pena, e que nenhum momento foi tempo perdido”, declarou a levantadora, que recebeu um troféu especial pelos 340 jogos disputados pela seleção brasileira.

*Todas as declarações foram retiradas do site da CBV*

Foto: GLOBOESPORTE.com







BlogBlogs.Com.Br


Divulgue o seu blog!

Canal Ediouro é notícia no Publish News

Post publicado originalmente no blog Meta o bedelho

Publishnews - 01/09/2008 - por Ricardo Costa
  Um dos segredos para estar à frente da concorrência e se manter por lá é, sem dúvida, a criatividade e a inovação. No mercado editorial talvez isso se torne ainda mais forte, já que, segundo pesquisas, apesar do tamanho da população brasileira não há um público leitor tão grande. Nesse caso, é preciso saber alcançar o leitor e conquistá-lo e nessa empreitada as editoras brasileiras têm buscado a diversificação. A Ediouro, um dos maiores grupos do mercado, procura agora usar a internet de maneira ainda mais eficiente. Uma de suas apostas é uma grande parceria com o Google, coordenada por Bruno Bernes e Fábio Carvalho, que envolve além do Google Books, o You Tube onde a empresa tem agora seu Canal oficial. O último vídeo disponibilizado no site é uma entrevista com o mega-seller Paulo Coelho, sobre sua recente obra, O vencedor está só (400 pp., R$ 39,90). Visite o site e escolha entre mais de 50 vídeos disponíveis.


Para quem não conhece, o PublishNews.com.br é um dos maiores sites sobre o mercado editorial brasileiro.



Compartilhe!





BlogBlogs.Com.Br

Divulgue o seu blog!

Quando o vice importa


Ao contrário das eleições brasileiras, em que muitas vezes o povo não conhece todos os canditatos a presidente ou governador - devido a idiotice de nossas leis eleitorais, que permitem mais de 20 candidatos a um cargo majoritário -, nos Estados Unidos, a escolha do vice para uma chapa concorrente à Casa Branca pode ser crucial para definir um vencedor.

Após a disputada eleição democrata, em que Hillary Clinton aceitou a derrota para o candidato Barack Obama, a cúpula de Obama passou bastante tempo pensando em quem seria o vice ou a vice, caso Hillary fosse a escolhida para vice na chapa. Chegaram a conclusão que a opção pelo senador John Biden, de 65 anos, mais tradicionalista, representaria o ponto de equilíbrio necessário às propostas arrojadas de Obama. Além disso, Biden pode contribuir com sua larga experiência em questões ligadas à política externa, apontado por especialistas como o ponto fraco do candidato democrata. Contra a escolha de Biden, pesam o fato de o senador ter apoiado a invasão ao Iraque e ter dito no início da corrida presidencial que achava Obama inexperiente para ocupar a presidência americana.

Pelo lado republicano, uma outra surpreendente escolha abalou as estruturas da candidatura de John McCain: a da governadora do Alasca, Sarah Palin.

Palin, de 44 anos, formada em Jornalismo e Política, pela Universidade de Idaho, foi atacada pelo fato de sua filha Bristol, de 17 anos, ser solteira e estar grávida, algo que a sociedade americana não costuma tolerar. Entretanto, o assunto parece estar contornado, agora que Bristol anunciou que irá se casar com o namorado e manter a gravidez, reforçando a posição contrária da mãe ao aborto. Também pesam contra Palin uma acusação de abuso de poder, em que Sarah teria usado sua influência para demitir o ex-cunhado, um policial; além da prisão de seu marido Todd, por dirigir embriagado, há 20 anos atrás. Sim, os americanos investigam a fundo a vida de seus adversários políticos, especialmente quando o assunto é o cargo mais representativo do país.

Sarah Palin contribui com a candidatura de John McCain devido a sua capacidade de atrair eleitoras frustradas de Hillary Clinton, que gostariam de ver uma mulher na presidência. Em uma manobra bastante hábil da executiva republicana, Palin elogiou muito a senadora Hillary Clinton, em sua primeira aparição pública ao lado de McCain. As opiniões conservadoras de Palin devem ainda sensibilizar a direita cristã: ela é totalmente contra o aborto, o estudo de células tronco embrionárias, os direitos civis para gays, o uso de métodos anticoncepcionais e o ensino do evolucionismo de Darwin. Isso compensa a falta de identificação de McCain com os republicanos mais conservadores.

Após o final das duas convenções, que confirmaram Barack Obama e John McCain como os canditatos democrata e republicano, respectivamente, as fichas estão na mesa. A disputa será
acirrada e promete uma intensa movimentação nos bastidores. Quem levará o cargo de presidente do mundo? Façam suas apostas.

Compartilhe!





BlogBlogs.Com.Br

Divulgue o seu blog!

sábado, 6 de setembro de 2008

Google Chrome: chegou pra arrasar!

Amigos internéticos,

estou bastante impressionado com o Google Chrome, o novo browser (navegador) do Google. Apesar de ainda estar em versão beta, o "bichinho" mostrou as suas garras e me deixou muito motivado a transformá-lo em meu default.

O Chrome não tem strings (linhagens) de processos iguais. Isso quer dizer que, ao ser carregado, seus processos de programação agem de forma independente. Isso é muito bom para evitar "crashes" (falhas). Assim, o browser não fecha completamente e vc não perde o fio condutor da sua navegação. O Firefox faz isso também, mas não com tanta precisão.

O Google aliou sua tecnologia ao browser e, claro, transformou a barra de endereços em um buscador automático e de ótima semântica. Isso significa que, ao digitarmos livros - por exemplo -, ele sugere automaticamente a procura pelo termo, ou um site já digitado dessa forma. Golaço do Google!

O browser ainda tem uma característica minimalista que o deixa leve. Não demorei mais do que 3 minutos pra baixar e instalar o Chrome na minha máquina de casa. Show de boleta!

Outra característica matadora: ele salva os sites que o internauta visitou na última seção e os abre em thumbnails quando o internauta reabre o Chrome. O Firefox permite isso, mas exige um add-on (complemento), que deve ser baixado no site da raposa.

Um ponto ainda negativo é a falta de complementos, mas o Chrome é open source (código aberto) e ainda é beta, então isso brevemente acontecerá.

Há outras coisas legais no Chrome, mas não vou me alongar. Acho que todos nós geeks.. rsrss... devemos baixar o browser e verificar o que há por vir. Acredito que o Chrome é o primeiro e largo passo do Google em direção ao sistema operacional que rodará na "nuvem", ou seja, fora dos HDs dos nossos computadores, como fazemos hoje.

Fim da Micro$oft? É cedo pra dizer. Eles são competentes e vão se ajustar às realidades do mercado. Entretanto, é bom que eLES abram o olho.

Agora uma observação final. Fiquei feliz com a identidade visual do Chrome. O ícone parece o Genius, antigo jogo que fascinava a jovens adultos como eu, nos idos dos anos 80.

Vida longa ao Google e ao recém-chegado Chrome!

Compartilhe!


BlogBlogs.Com.Br