Google sempre foi sinônimo de pesquisa na internet. E é lógico que se uma empresa organizasse um evento sobre novas ferramentas de busca na web, ela seria o Google. Na última quarta-feira (24), estive a convite desse gigante da internet, participando do Google Search Masters 08 (tradução do título acima), em São Paulo.
O encontro foi aberto pelo diretor de Comunicação do Google no Brasil, Carlos Felix Ximenes. Ele deu as boas-vindas a todos denominando-se um "google ready", que adora resolver tudo com a ferramenta de busca e os vários gadgets criados pela empresa californiana. Para o diretor, "é uma pena ainda não existirem ferramentas semelhantes ao Google para aquela chave que sumiu, ou para aquele documento perdido em meio a muitos outros".
Logo após Ximenes, Francisco Gioielli, diretor executivo do Google para América Latina, apresentou o Google Search Appliances (GSA). Uma ferramenta para buscas corporativas que já está em funcionamento em grandes empresas brasileiras. O GSA pode promover uma procura precisa e hierarquizada, ou seja, determinar o nível de acesso que um funcionário pode ter a um documento. Sim, o Google pensa na segurança das empresas.
O português Pedro Dias, do grupo U2U de webmasters, foi muito simpático com o público ávido por informação. Para a maioria dos participantes, Dias frustrou aqueles que queriam conhecer mais soluções para os problemas enfrentados pelos webmasters atualmente. Ele reafirmou a técnica do header 301 como a mais indicada aos que querem redirecionar uma página não mais existente para um novo endereço, herdando as propriedades da página antiga. Dias ainda indicou que a melhor para prática para quem quer trabalhar com Flash é apoiar o design em textos para que ajudar os robôs do Google a indexarem melhor um determinado site. Ao final de sua apresentação, Dias não poupou elogios aos webmasters brasileiros e prometeu uma participação mais ativa no grupo de discussão do Google para webmasters. Será?
Pedro Dias, do Grupo U2U webmasters - Foto: Bruno Bernes
Ben D'Angelo, californiano, que atua na equipe de webspam do Google, falou sobre as webmaster tools - ferramentas para webmasters capazes de otimizar o funcionamento de qualquer website. D'Angelo destacou o valor das meta-tags como uma forma de otimizar o rastreamento de páginas. O americano também afirmou que não é necessário repetir as mesmas tags, prática comum hoje em dia.
O também americano Adam Lasnik brindou o público com uma das melhores apresentações do dia. E fez uma declaração bombástica: 70% das buscas vêm de fora dos Estados Unidos, reafirmando a preocupação do Google com os demais países. Lasnik ressaltou a importância de se nomear as páginas web - o que ajuda no posicionamento dos favoritos do usuário de um site , e as imagens utilizadas em websites.
O indiano Rajat Mukherjee, fã confesso e incondicional do futebol brasileiro, falou sobre o Google Custom Search, que personaliza as pesquisas em um site com as ferramentas do Google. Rajat demonstrou o quanto é importante que a busca interna de um site seja rápida e eficiente, o que muitas vezes sabemos os sites não têm capacidade para fazer.
Daniel Loreto abordou o futuro da pesquisa e os desafios a serem enfrentados para melhorá-la. Loreto mostrou uma nova técnica utilizada somente, por enquanto, na eleição americana, que busca em vídeos do YouTube uma palavra dita pelos candidatos Barack Obama e John McCain. Loreto deu um exemplo com a palavra Brasil e a ferramenta se mostrou bastante eficiente. No final, ele afirmou que o Google trabalha agora na indexação do áudio, mas disse que a empresa se preocupa com a questão dos direitos autorais e que isso pode atrasar mais um pouco a implementação dessa técnica.
Fechando o evento e o dia especialmente dedicado à busca na web, o venezuelano Fernando Delgado falou sobre o Knol, a Wikipedia do Google, e as melhorias nas ferramentas de tradução. Delgado destacou que "para cada pesquisa feita na América Latina, há apenas metade dos documentos disponíveis em relação ao resto do mundo".
Apesar de não ter Wi-Fi liberado no hotel que sediou o evento, o Google Search Masters 08 valeu a viagem a São Paulo. Porém ficou devendo àqueles que como eu esperavam mais respostas dos Googlers presentes. Muitas dicas foram válidas, mas o que todos queriam era o pulo do gato, e isso ficou claro que o Google não mostra. De positivo ficou a gentileza do Google com todos os convidados e a atenção que eu e meu amigo Bruno Bernes recebemos em todos os momentos que solicitamos mais explicações.
Valeu, Google! Já estou na contagem regressiva para o GSM de 2009.
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