segunda-feira, 23 de março de 2009

Meu primeiro Sou + Web / My first Sou + Web

Neste sábado (21), tive a grata oportunidade de participar do Sou+Web, evento que rola na FACHA - Faculdade Hélio Alonso - e é organizado por meu xará de sobrenome, Nino Carvalho. Eu fiquei duplamente feliz no local. Primeiro, por rever a faculdade onde me formei há nove anos (tá diferente, mesmo), e segundo pelo alto nível dos palestrantes e do público. 

Quem abriu a sexta edição do Sou+Web foi o professor Mário Lima Cavalcanti. Ele apresentou o time de palestrantes e deu um panorama do mercado de mobile no Brasil. Até aqui, são 152 milhões de linhas ativas. A previsão de fechamento do ano de 2009 é de 172 milhões.

A primeira palestra foi de Rosana Fortes (@rofortes), diretora de criação da Hands. Rosana ressaltou a importância do celular como meio de inclusão digital. Ela destacou também que, hoje no Brasil, o mercado, apesar de crescer a passas largos a cada ano, tem somente 10 milhões de usuários que efetivamente surfam na web móvel. Na opinião de Rosana, isso se deve ao fato de que há quatro anos a internet no celular era sinônimo de coisa ruim. As operadoras não estavam preparadas para ela. Para ilustrar o comentário, Rosana, uma carioca radicada em São Paulo, brindou o público com uma história pessoal, em que ela foi orientada por um atendente de operadora a não usar o tal do "vap" (wap), a "internetizinha" que não funciona.

Para Rosana, o fundamental pra quem deseja trabalhar com mobile marketing é ter uma boa base de opt-ins. É importante saber quem é o seu público, disse. Mas, como fazê-lo, já que só um CPF é solicitado para a compra de um celular? Nesse ponto, Rosana diz que a segmentação - o que na minha opinião fundamenta uma boa base de opt-ins - deve ser bem feita nos websites. Ela apoia o uso do Bluetooth, embora ache que o bom senso deve ser sempre levado em consideração.

A segunda palestra do dia foi de Katja Aquino (@katjaaquino), coordenadora de interfaces na M4U Soluções. Katja tem passagens pela TIM, Rede Globo e Embratel. Ela começou sua palestra com um frase emblemática: "operadora é esquizofrenia pura." O interessante da palestra de Aquino foi sua preocupação em falar a língua do público, que recebeu simples mas preciosas dicas para um bom trabalho de mobile marketing. Para ela, é fundamental falar a lingua do usuário, principalmente nas ações de wap-push (quando um sms é enviado ao consumidor e a ação pretende criar alguma interatividade). A usabilidade é uma preocupação constante de Katja. Segundo ela, as novas tecnologias, como QR code e Bar Code, devem ser melhor explicadas ao cliente, com o mercado sendo responsável por isso. Ela também ressaltou que as mensagens de sucesso nos processos de web móvel são essenciais, e devem sempre ser enviadas ao consumidor. "Eu sou aquela chata que briga com todo mundo pelo usuário", brincou. 

Debate fica mais quente com a discussão sobre o wireframe

Após a colocação de Rosana Fortes, que disse não precisar de um wireframe para criar sites móveis, o Sou+Web ganhou um quê de arena, com discussões paralelas e questionamentos do público à própria  Rosana. Katja Aquino defendeu a importância do wireframe (esqueleto de um site em fase de desenvolvimento). Após o evento, a opinião dos presentes era praticamente unânime a favor do uso do wireframe. Eu concordo plenamente, pois é difícil convencer um cliente de que um site irá funcionar sem que ele tenha uma ideia do que o projeto será.

Fechando o evento, Maíra Pimentel (@mairapimentel-formada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing, Responsabilidade Social e 3º Setor -, falou sobre o seu trabalho em projetos de Educação do Oi Futuro, que ela desenvolve há cinco anos.

Apesar de não falar muito sobre web móvel, Maíra fez uma excelente apresentação sobre os caminhos da educação no Brasil e o papel da tecnologia como ferramenta de aceleração da educação de qualidade para todos. Para Maíra, a educação no País é discutida na esfera política quando deveria ser um problema em nível de nação. Segundo Maíra, a descontinuação dos projetos, devido às trocas nos quadros políticos, é a maior dificuldade para o crescimento educacional. 

Eu adorei participar do meu primeiro Sou+Web. Agradeço ao Nino Carvalho (@ninocarvalho) pela acolhida à galera, mesmo que de forma "nazi-fascista" rsrsrs tenha sido obrigado a apagar as luzes impreterivelmente ao meio-dia. Espero ansiosamente pelo próximo, que deve tratar sobre o nosso amado Twitter.

Links recomendados:


Post sobre o evento no Blog do @_thebest_ 





This post was written due to an event I attended called Sou+Web where people from many different walk of life in the digital market get together to talk about many issues concerning the world wide web. This Saturday (21), the event proposed a discussion on mobile marketing. I found it very interesting as this market has grown more and more. 

The four participants, professor Mário Lima Cavalcanti, Rosana Fortes, Katja Aquino, and Maíra Pimentel, gave great tips on the issue and were able to promote the importance of mobile marketing in Brazil. As many companies still crawl towards the web on cell phones, events like this always come in handy.

Sou+Web happens once a month and is organized by Nino Carvalho.

Twitter links can be found in the Portuguese version above.

BlogBlogs.Com.Br

Um comentário:

  1. Oi Fábio,
    Fiquei muito satisfeita em ver que o assunto sobre o wireframe rendeu :-)
    A ideia é levar os diversos questionamentos a diante e assim avaliarmos o que podemos fazer de melhor ao desenvolver idéias em soluções.

    Há um vida longa no mundo mobile e estamos nesta conquista de melhores práticas.

    Como eu já disse antes, o cachorro deixou de ser o melhor amigo do homem, sim, agora o celular é o mais fiel companheiro.

    Estamos por ai, online e conectados.
    Beijos,
    Katja

    ResponderExcluir