domingo, 5 de outubro de 2008

Seria o Twitter um novo RSS?


Há quase três meses (na verdade, já havia me inscrito há mais tempo, mas só agora virei um usuário mais efetivo), tenho usado o Twitter e a cada dia que passa me surpreendo mais com o poder desta ferramenta ainda pouco conhecida do grande público no Brasil.

Para quem nunca ouviu falar, Twitter é um site que funciona como um microblog, onde o usuário tem 140 caracteres para se comunicar com aqueles que o seguem. Diferentemente do Orkut, o Twitter não tem a pretensão de guardar informações do usuário (fotos, vídeos etc). Ele serve para comunicar o que as pessoas estão fazendo no momento em que estão logadas no site. Por exemplo, se você está em um aeroporto, pode mandar uma mensagem a todos os seus amigos (seguidores), dizendo que seu vôo irá atrasar. Legal, né?

O Twitter se torna ainda mais dinâmico quando é acessado através do celular. Aí, os torpedos (SMS) trabalham como mensageiros. Há um pequeno tutorial no site que ajuda o internauta mais leigo.

O fato que tem me surpreendido mais ultimamente é que o Twitter pode também funcionar como uma espécie de RSS. Explico. As pessoas que estão no meu Twitter sempre mandam mensagens com links de seus blogs ou sites que acham interessantes e, como eu as sigo, acabo clicando para conferir as dicas, que em sua grande maioria valem a pena. E não pára por aí. Sites jornalísticos, como G1 (@G1), BBC NEWS (@bbcentertainment), CNN (@cnnbrk) já perceberam o poder de alcance desta nova ferramenta de comunicação e publicam notícias pelo serviço.

Algumas empresas têm tentado entrar no Twitter, mas a receptividade não tem sido das melhores. Acredito que isso possa mudar com o tempo. O importante é saber se comunicar com o consumidor, que hoje deve ser tratado com muito cuidado na internet. Ser agressivo e bombardear todo mundo com publicidade indesejada não adianta.

Políticos mais antenados também entraram na onda do Twitter. Barack Obama (@BarackObama), candidato à presidência dos Estados Unidos, usa o site freqüentemente para divulgar os locais de seus comícios. Fernando Gabeira (@Gabeira43), candidado à prefeitura do Rio de Janeiro, também fez uso do serviço durante sua campanha e conseguiu seguidores fiéis. O debate que reuniu os candidatos a vice nos Estados Unidos, John Biden (democrata) e Sarah  Palin (republicana) foi acompanhado em tempo real pelo Twitter, com os próprios internautas dando suas impressões sobre o que viam. Mais web 2.0 impossível!

Se você ainda não twittou, aproveite para conhecer esse serviço que promete virar febre na web. Eu já estou lá (@fabiocarvalho). Bom Twitter pra você.



BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário