quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Segundo turno em alto nível no Rio


Tive a felicidade de poder acompanhar nesta quinta-feira (9) o debate entre os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira e Eduardo Paes (foto). O evento foi promovido pelo jornal O Globo e transmitido via streaming em tempo real.

Fiquei contente pelo nível do debate, marcado por uma ampla exposição de idéias - algumas boas, outras ruins -, porém colocadas em alto nível, sem ofensas pessoais entre os dois candidatos. Parece que os políticos finalmente entenderam o que o eleitor quer ver quando um evento como esse é realizado.

Quando perguntado sobre qual seria o seu primeiro ato de governo, Paes se apoiou no clichê saúde e educação. Já Gabeira manteve a tendência a ir contra a mesmice e afirmou que vai cuidar das ruas mal iluminadas e das calçadas cheias de buracos. "As calçadas têm um peso muito grande no simbolismo da cidade", disse o candidato do Partido Verde.

Fernando Gabeira pareceu mais tranquilo, falando em uma linguagem mais simples e, segundo os internautas venceu o debate com 85% da preferência dos eleitores. Eduardo Paes, mesmo não sendo agressivo, adotou uma postura mais populista, como se estivesse em um comício, mostrando-se mais distante dos eleitores, com sua preocupação excessiva em se mostrar preocupado com toda a população. Isso não precisa ser dito. Precisa é ser mostrado.

Espero que esse mesmo debate se repita agora na TV e que o nível seja o mesmo. Assim, caminharemos em direção a uma nova política, onde o que vale são as idéias e não os conchavos. You may say I'm a dreamer...

Foto: Marcelo Theobald - O Globo





BlogBlogs.Com.Br
Divulgue o seu blog!

Um comentário:

  1. Muito bom o post!!!

    O que você acha de fazer uma parceria?

    Mando uns livrinhos pra você ler e resenhar, pode até falar mal se não gostar, queremos sua opinião sincera, transparente, honesta, etc, hehehehehe...
    Abração!

    ResponderExcluir